O uso de rádio comunicador para o setor agrícola é uma das opções mais viáveis, baratas e inteligentes que se tem disponíveis no mercado. Considerado um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio é conhecido por suas operações complexas, dotadas de agilidade para escoar uma enorme toneladas de grãos.
Segundo um estudo realizado pela consultoria Bain & Company, o Brasil escoou mais de 35 milhões de toneladas de soja e milho pelos portos do Arco Norte em 2019, tornando-o responsável por 45% de todas as importações mundiais das commodities para a próxima década.
Ou seja, não podemos negligenciar o poder econômico do Brasil na área de cultivo de produtos, pois o País é o verdadeiro celeiro do mundo em termos de soja e milho, alimentando boa parte da população global com essas commodities.
E onde o rádio comunicador entra nesta história? Apesar de ser um sistema de comunicação muito antigo, criado durante as grandes guerras, é o único que se mantém ativo e muito utilizado no meio corporativo, por fornecer comunicação a longa distância com qualidade e sem interferências.
O setor rural é conhecido pelos seus vastos campos abertos que raramente possuem torres de telefonia próximas, dificultando a comunicação tradicional via celular. É nesse cenário que o rádio comunicador impera, pois o seu funcionamento independe da contratação de linhas telefônicas.
Sabe-se também que o setor do agronegócio convive com os seus desafios logísticos diários, quando os produtos saem da porteira da fazenda para os portos. Dentro dela, porém, empreendedores tendem a investir em tecnologia de ponta e eficiente para a otimização dos trabalhos.
Neste post, veremos as principais dicas para a locação de rádios comunicadores para o setor agrícola e como este tipo de contrato é vantajoso para este tipo de negócio, ao invés de adquirir um kit de Walkie-Talkies.
Vamos lá!
Rádio comunicador para o setor agrícola: como funciona?
Em suma, o rádio comunicador é um aparelho similar a um telefone que funciona nas frequências VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency), diferente dos aparelhos celulares, que funcionam em 3G ou 4G. Por isso, os rádios possuem conexão mais segura e estável que os smartphones, sendo utilizados inclusive em áreas hostis ou de risco.
Possuem botões de volume nas laterais, um botão “Push-to-talk” e uma antena para a captação e transmissão de sinal. Alguns modelos mais avançados também possuem teclado qwerty, similares aos dos smartphones, para enviar mensagens de texto em tempo real, dados, entre outros.
Nesta tecnologia, somente um usuário consegue falar por vez, e pode ser ouvido pelos outros usuários se estiverem todos conectados à mesma rede. Alguns modelos de rádios comunicadores possuem redes privadas e criptografadas, não permitindo interferência externa e possíveis invasões.
Existem dois sistemas disponíveis nos rádios comunicadores, que podem ser analógicos ou digitais. Vejamos abaixo as especificações de cada um.
Sistema Analógico
Os rádios comunicadores analógicos, conhecidos como amadores, possuem frequências e canais abertos e utilizados por qualquer pessoa, não oferecendo qualquer tipo de segurança. Com isso, são frequentes os ruídos e interferências sonoras que prejudicam na qualidade do áudio.
Os rádios comunicadores analógicos possuem as seguintes características técnicas genéricas:
- 16 Canais;
- Rastreamento de dupla prioridade;
- Sistema Transponder de Alcance Automático;
- Transmissão ativada por voz (VOX) integrada;
- Programação de Tons;
- Inibição seletiva de rádio;
- PTT-ID e Codinome (transmissão / recepção);
Existem alguns modelos no mercado que podem apresentar funções adicionais além destas citadas, dependendo do seu modelo.
Sistema Digital
Já os rádios comunicadores digitais são dotados de uma maior gama de funções, com níveis de segurança e confiabilidade elevados. Dentre suas características técnicas principais, temos as seguintes:
- Transmissão de dados
- Rastreamento via GPS (Global Positioning System)
- Telemetria
- Maior e melhor qualidade de transmissão de voz
- Maior alcance (mantel a voz clara e inteligível em qualquer ponto da área de cobertura)
- Maior capacidade (dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz)
- Mais usuários em um único canal
- Canais criptografados, que impedem invasão de usuários
- Maior durabilidade de bateria (40% a mais do que os rádios analógicos)
Os modelos digitais são os mais apropriados e escolhidos no meio corporativo em geral, pelo leque de funções oferecidas e a alta duração da bateria, que tem tempo médio de 17 horas.
Quais as vantagens do rádio comunicador no setor agrícola?
A utilização do rádio comunicador no setor agrícola traz inúmeras vantagens que podem ajudar nos objetivos da fazenda como na integração da comunicação entre os usuários.
As principais vantagens do uso do rádio comunicador no agronegócio são as seguintes:
- Localizar os funcionários de forma mais rápida e eficiente
- Habilidade de se comunicar com um indivíduo, independente de sua localização na lavoura, resolvendo as ocorrências mais rapidamente
- Solucionar de maneira efetiva qualquer imprevisto
- Capacidade de gerenciar todo o trabalho na fazenda sem a necessidade de se deslocar constantemente
- Auxiliar no aumento de produtividade dos funcionários;
- Evitar demoras improdutivas.
Agora, vamos elencar as cinco dicas para a locação de rádios comunicadores para o setor agrícola.
Cinco dicas para locação de rádio comunicador para o setor agrícola
Uma grande dúvida sempre paira na cabeça do empreendedor ao se deparar com o uso de rádios comunicadores: devo comprar ou simplesmente alugar um kit de Walkie-Talkies?
A verdade é que a locação de rádios comunicadores sempre será vantajosa, e motivos não faltam: na aquisição, os aparelhos tornam-se um ativo da sua empresa, e isso significa que a sua equipe fica responsável pela manutenção dos mesmos, correndo o risco de não disponibilidade em caso de falhas ou quebras, além da depreciação inevitável.
Além disso, a aquisição de rádios comunicadores pode pesar no fluxo de caixa de sua empresa: o preço de um kit pode variar entre 2 mil a 8 mil reais, dependendo do modelo, função e marca. Dependendo do tipo de lavoura ou fazenda, este investimento faz a diferença no final do mês.
E por que a locação é mais vantajosa? Vejamos alguns exemplos.
Baixo Investimento
Ao contrário da compra de aparelhos, que acabam se tornando um ativo da empresa, sujeitos a depreciação e manutenção, a locação de rádio comunicador pode servir para eventos pontuais ou, se a empresa desejar, para contratos de maior duração.
Por isso, é um investimento inicial muito baixo, se comparado com a compra.
Equipamentos com alto nível de conservação
Na locação, os aparelhos fornecidos tem alto nível de conservação e manutenção , estando em perfeitas condições para uso.
Contratos flexíveis
A grande vantagem da locação de rádios comunicadores está na sua flexibilização de contrato. Eles podem ser alugados para situações pontuais ou, se a empresa assim desejar, para períodos mais longos, com pacotes mensais, semestrais e anuais.
Substituição imediata no caso de falhas
Quando você aluga um jogo de rádios comunicadores, a empresa responsável pelos aparelhos fornece substituição imediata dos mesmos em caso de falhas, panes ou mau funcionamento.
Apesar da empresa locadora selecionar o rádio comunicador mais indicado para o seu nicho de negócio, os aparelhos não estão isentos de falhas, por isso o compromisso em oferecer suporte nas diversas situações.
Treinamento oferecido aos funcionários
E, por fim, o mais importante em ter os rádios comunicadores em mãos é saber como manuseá-los corretamente. Nada melhor que um treinamento fornecido sem custos aos funcionários, não é mesmo?
Este treinamento é fornecido por cláusula de contrato para o cliente, e a equipe terá acesso ao seu uso correto, evitando maiores danos e falhas.
Locação com a Ideal Rádios
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores para todo o Brasil, independente do mercado em que sua empresa atua. Com uma equipe especializada, fornecemos o há de melhor das telecomunicações, com suporte e treinamento de alto nível.
Trabalhamos com as melhores marcas globais de rádios comunicadores. Se interessou? Entre em contato hoje mesmo conosco e solicite um orçamento!