A higienização de rádios comunicadores, em tempos de pandemia e quarentena, é fundamental para preservar a saúde dos profissionais de uma empresa.
Sabemos que a propagação do novo coronavírus é muito rápida e, com isso, a população está mais atenta com seus cuidados pessoais e higiênicos, principalmente na hora de tocar em objetos ou até mesmo encostar as mãos no rosto.
Infelizmente, o Brasil é o segundo país no mundo onde há um grande número de casos e de mortes. De acordo com o site World Meters, que analisa a propagação do novo coronavírus no mundo, o País tem 590.485 casos confirmados e quase 33 mil óbitos.
E o que devemos fazer para nos cuidar? Podemos destacar os seguintes cuidados:
- O uso de álcool em gel nas mãos
- Vestir máscaras de proteção para proteger boca e nariz
- Tirar os sapatos ao chegar em casa e lavá-los em seguida
- Colocar todas as roupas na máquina de lavar ao chegar da rua
Parece que estes cuidados todos nós estamos cansados de saber e executando-os a todo momento, não é mesmo?
O que muitas pessoas não sabem é que os cuidados que devemos tomar com os aparelhos eletrônicos, e em especial smartphones e rádios comunicadores, exigem maior atenção e são diferentes do habitual.
Estudos apontam que aparelhos eletrônicos são os que mais acumulam fungos, bactérias e vírus (no caso, os smartphones e os rádios comunicadores).
Por estarem em constante contato com o nosso rosto, a proliferação de bactérias em rádios comunicadores e smartphones é inevitável.
No caso dos rádios comunicadores, que são aparelhos de uso corporativo para as mais diversas situações ao ar livre, o seu uso constante deve estar sempre amparado pelo máximo de higienização possível.
É o nosso assunto deste post.
Vamos lá!
Higienização de rádios comunicadores: por que fazer?
Conforme mencionamos acima, os rádios comunicadores e outros aparelhos eletrônicos portáteis são grandes agregadores de bactérias, fungos e vírus pois estão em contato direto conosco.
O rádio comunicador, antes de mais nada, é popularmente como Walkie-Talkie. É um aparelho similar a um telefone celular, dotado de um botão “Push-to-talk” nas laterais, botões de volume e uma antena.
Diferente do smartphone, que precisa de uma linha telefônica móvel para o seu funcionamento, o rádio comunicador transmite voz e, em alguns casos, mensagens de texto por ondas de rádio.
Isso o torna muito útil em locais onde a rede celular não chega, como em lugares remotos e distantes.
O rádio comunicador, assim como os smartphones, ganham mais vida útil se tomarmos diversos cuidados, e um deles é o uso de capinhas protetoras e cases.
E são justamente estes dois materiais que mais acumulam bactérias e fungos, se não forem limpos com certa frequência.
Como fazer a higienização de rádios comunicadores?
Os aparelhos eletrônicos possuem componentes que oxidam se tiverem contato com a água.
Os rádios comunicadores não seriam diferentes, portanto não podemos fazer a limpeza dos mesmos utilizando o álcool em gel.
Até porque, este produto de higiene possui água em sua fórmula, que pode danificar o aparelho.
Confira agora algumas dicas para higienizar o seu rádio comunicador de maneira satisfatória.
É importante que o seu aparelho esteja, antes de qualquer manuseio, totalmente desligado, para não ocorrer risco de danificação.
Use álcool isopropílico
O álcool isopropílico é o produto mais adequado para limpar todos os aparelhos eletrônicos, como smartphones, monitores de computador, televisores e até mesmo os rádios comunicadores.
Além de limpar melhor, o álcool isopropílico evapora de maneira mais rápida e não deixa resíduos.
Este produto pode ser encontrado em qualquer supermercado, custando em média R$ 15.
Flanela seca
Primeiro, remova todos os acessórios de seu rádio comunicador, como por exemplo a capinha protetora.
Coloque um pouco de álcool isopropílico em uma flanela seca e passe delicadamente na superfície de seu rádio comunicador, principalmente no display, nas saídas e entradas de áudio e teclas.
Alternativa: limpe seu rádio comunicador com lenços umedecidos
Os lenços umedecidos são uma ótima alternativa à flanela e ao álcool isopropílico, pois o quaternário de amônia deste produto limpa os aparelhos eletrônicos sem danificá-los.
Apesar de estar a venda lenços umedecidos feitos especialmente para smartphones, não é preciso dar prioridade a essa ou aquela marca.
Mesmo os lenços umedecidos infantis conseguem higienizar a tela do rádio comunicador de maneira satisfatória, e podem ser encontrados em qualquer supermercado ou farmácia.
Lave a capinha capinha protetora de seu rádio comunicador
As capinhas protetoras são grande acumuladoras de sujeira, e devem ter cuidados especiais em sua limpeza.
Se o material for de silicone ou plástico, você pode colocá-lo em um litro de água, misturado com vinagre de álcool comum e bicarbonato de sódio. Manter por ao menos 30 minutos.
Outra opção é lavar as capinhas protetoras com água morna e sabão.
Se o material da sua capinha protetora for de couro ou de tecido, recomenda-se seguir as normas de higienização do fabricante.
Limpe as entradas de áudio de seu Walkie Talkie
As entradas de áudio do Walkie Talkie estão propensas a acumular uma grande quantidade de sujeira e bactérias.
Para isso, basta utilizar um cotonete seco, remova um pouco do algodão para deixá-lo mais fino e, em seguida, use-o para limpar as entradas do rádio comunicador.
Tome cuidado para não deixar resquícios de algodão dentro destas entradas. Não limpe com força, evitando danificação indesejada.
Espere tudo secar antes de voltar a ativa
Após a higienização, é importante deixar o aparelho absorver o produto naturalmente até que fique 100% seco.
Assim, a química age melhor e limpa todas as bactérias acumuladas de maneira satisfatória, sem deixar resíduos.
Se preferir, utilize uma flanela de microfibra seca e passe delicadamente por toda a superfície do seu rádio comunicador, tomando cuidado com os botões, teclas e display.
Só então, você poderá ligar o seu aparelho novamente e começar a utilizá-lo normalmente.
Faça a higiene de seu rádio comunicador diariamente
É importante que você e sua equipe faça a higienização dos rádios comunicadores diariamente, ao menos 3 vezes ao dia.
Os aparelhos eletrônicos podem propagar o vírus da COVID-19, além de muitos outros, e neste período turbulento que o Brasil vive, nada mais justo do que preservar aqueles que são importantes para nós, não é mesmo?
Alugue seu rádio comunicador na Ideal Rádios
A Ideal Rádios é uma empresa especializada em locação de rádios comunicadores corporativos para todos os tipos de empresa.
Fornecemos, mediante contrato de locação, os aparelhos mais adequados à sua demanda e nos responsabilizamos pela manutenção dos mesmos. Trocamos os aparelhos na hora em caso de falhas ou mau funcionamento.
Gostou? Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite um orçamento com a nossa equipe de vendas!