A locação de rádio comunicador para condomínios residenciais ou comerciais ganhou bastante força nos últimos anos.
O motivo é simples: constatado, o rádio comunicador é a melhor maneira para uma comunicação rápida, eficaz e precisa entre os funcionários de uma empresa, podendo ser utilizado nas mais variadas situações e cenários.
Se o seu condomínio possui operações internas complexas, com muitos funcionários e torres, o uso de rádio comunicador supre totalmente as suas necessidades, principalmente em ocorrências urgentes.
Lembremos também que a administração de condomínios tornou-se uma atividade profissional, e é extremamente comum notarmos em diversos condomínios a contratação de serviços terceirizados, como segurança, limpeza, serviços de zeladoria, etc.
No post de hoje, elucidaremos sobre a importância do uso de rádio comunicador dentro da sua empresa, como ele pode ser utilizado e as vantagens de um contrato de locação fechado com uma empresa experiente neste tipo de serviço, que é o caso da Ideal Rádios.
Sobre os rádios comunicadores
Um rádio comunicador nada mais é que o famoso Walkie-Talkie. Sua tecnologia vem do começo do século passado, e foi inicialmente utilizada nas Grandes Guerras nos meios militares, onde soldados utilizavam os rádios para comunicarem entre a equipe.
Depois da Segunda Guerra, o uso do rádio comunicador ganhou o coração do setor corporativo, que enxergou inúmeras vantagens em seu uso diário, para as mais diversas situações.
Você pode encontrar o uso de rádio comunicador em locais como:
- Shopping Centers;
- Segurança Pública;
- Feiras e Eventos;
- Supermercados;
- Hospitais e unidades de saúde;
- Etc.
Obviamente, o uso de rádio comunicadores em situações de guerra ainda continua firme e forte. Inclusive, as principais empresas que fornecem esta tecnologia investem em modelos específicos para zonas de perigo ou situações hostis.
Como funciona um rádio comunicador?
Similar a um telefone comum, o rádio comunicador é composto de uma antena em sua extremidade, além do botão “Push-to-talk” (Aperte-para-falar) na lateral, além de botões para o controle de volume.
Para enviar uma mensagem, basta apertar o botão “Push-to-talk” e falar. Do outro lado, todos os membros da equipe podem ouvir a mensagem, mas a resposta é individual.
Em aparelhos mais modernos, é possível o envio de mensagens de texto.
A vantagem do rádio comunicador é que não depende de uma contratação de linha telefônica móvel para o seu funcionamento.
O rádio comunicador opera em duas frequências, a saber:
- Very High Frequency (VHF) – 30 a 300 MHZ;
- Ultra High Frequency (UHF) – 300 a 3 GHZ.
O único diferencial destas frequências está no alcance da mensagem, além da sua capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos físicos.
Outra característica dos rádios comunicadores está na sua tecnologia de operação, que pode ser analógica ou digital, profissional ou amador.
No caso do rádio comunicador analógico, geralmente de cunho amador, utiliza-se frequências e canais abertos que podem ser acessados por qualquer pessoa. Isso acarreta na falta de segurança e confiabilidade do produto.
Já os rádios comunicadores profissionais são mais robustos, e operam tanto em modo analógico como digital. A diferença está na maior durabilidade de bateria, além de contar com a segurança da frequência exclusiva para cada cliente, bem como com funcionalidades extras, como transmissão de dados.
Quais são os benefícios da locação de um rádio comunicador para condomínios?
Essa é a pergunta que não quer calar entre os gestores, ainda mais quando o assunto tratado gira em torno de investimentos e dinheiro.
Quando você compra um jogo de rádios comunicadores, os aparelhos se tornam um ativo da empresa.
E não estamos falando de investimentos de baixo custo. A compra destes aparelhos varia entre mil a oito mil reais, dependendo do modelo adquirido.
No caso do uso deste tipo de tecnologia em condomínio, tais valores só podem ser aprovados em assembleia, sem contar que toda a manutenção e depreciação do aparelho ficam por conta da sua empresa, ou seja, o condomínio.
Quando o seu condomínio opta pelo aluguel de rádio comunicador, ao invés de sua aquisição, ocorre uma grande redução de custos, já que a locação garante algumas facilidades aos seus contratantes. A saber:
- Assistência técnica dos aparelhos sem custo adicional;
- Substituição dos rádios quebrados quando necessário;
- Contratos com base na necessidade do cliente;
- Soluções customizadas para cada condomínio;
É justamente este o motivo da grande procura por locação de rádio comunicador para condomínios.
A locação de radio comunicador, seja este analógico ou digital, oferece as seguintes facilidades para o seu condomínio residencial ou comercial:
- Transmissão digital: o sistema digital possibilita um áudio com melhor qualidade e sem ruídos;
- Chamadas em grupo: é possível acionar toda a equipe com apenas um alerta, ou direcionar o chamado a determinado colaborador de forma rápida e efetiva;
- Bateria com mais duração: os aparelhos têm bom tempo de duração da bateria, além da maior vida útil da mesma;
- Mensagens: além da chamada via rádio, os aparelhos mais modernos contam com a tecnologia de envio de mensagens de texto e de voz.
Como escolher um rádio comunicador para o seu condomínio
Existem alguns parâmetros para a escolha de um bom rádio comunicador para o seu nicho de mercado. Em geral, os gestores devem prestar atenção nos seguintes aspectos:
-
Antena: cada tipo de rádio possui uma antena específica, que pode ser boa para algumas situações. Recomenda-se teste prévio.
-
Bateria: para atividades rápidas, não convém optar por rádios com bateria de alta capacidade, a menos que use este equipamento para segurança pública, shows, feiras de exposição, etc.
-
Microfone: a comunicação deve ser a mais clara e limpa possível, sem ruídos ou abafamentos. Um bom microfone é ideal para que o receptor consiga entender exatamente o que o emissor quer dizer.
-
Fones de ouvido: existem rádios comunicadores discretos, dotados de fones de ouvido, principalmente para o uso de segurança pública. Diversos deles podem ser adaptados às necessidades do usuário
-
Suporte: talvez a parte mais importante do processo de compra, pois em caso de dúvidas, falhas ou problemas técnicos, conte sempre com uma empresa que ofereça um bom suporte técnico em pós-vendas.
No caso de rádios comunicadores para condomínios, os síndicos costumam optar, como forma de teste, pelo “talk about”.
O “talk about” é um aparelho com 0,5 watt de potência, que não tem custo de manutenção, pois não existem peças de reposição, e atinge um quilômetro de distância sem barreiras.
Posteriormente, os síndicos desejam trocar os aparelhos por rádios mais potentes e de maior durabilidade. Daí, a escolha padrão entre os condomínios fica no Motorola EP 450, que tem custos de manutenção, porém seu sinal é mais abrangente (entre 5 a 7 quilômetros em linha reta), e dois anos de garantia.
Vale ressaltar que, no contrato de locação de rádio comunicador, a manutenção fica por conta da locatária, uma vez que o aparelho é um ativo desta empresa, e não do condomínio.
É de responsabilidade da contratada também fornecer, em caso de quebras ou falhas, a substituição imediata dos aparelhos ao contratante.
Procure uma empresa de confiança para alugar seu rádio comunicador
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores para as mais diversas situações, inclusive para condomínios residenciais e comerciais.
Disponibilizamos os melhores modelos das melhores marcas para a sua empresa, de acordo com a sua necessidade e nicho de mercado.
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de vendas e solicite uma demonstração.