A compra de rádios comunicadores pode ser uma estratégia vantajosa para a sua empresa, dependendo do nicho de mercado em que atua. Principalmente se o seu gestor anseia em otimizar processos de maneira mais rápida e eficiente a um custo baixo, de modo que integre todos os membros de sua equipe.
A tecnologia do rádio comunicador não é nova: conforme relatamos aqui no blog da Ideal, os primeiros Walkie-Talkies foram criados na Segunda Guerra Mundial para auxiliar os soldados durante as batalhas.
Acionando apenas o botão PTT (Push-To-Talk), a mensagem de voz era enviada e transmitida para outro usuário a quilômetros de distância. Pelo seu fácil manuseio e baixíssimo custo, após o término da guerra o rádio comunicador conquistou o coração do setor corporativo e é utilizado até hoje.
E esta conquista não foi em vão: o rádio comunicador é extremamente versátil, sendo notado nos mais diferentes ambientes e nichos de mercado. Provavelmente você já deve ter visto nos shopping centers, eventos corporativos, shows musicais, teatros, centros hospitalares, enfim.
Basicamente, o rádio comunicador é um aparelho que transmite informações através das ondas de rádio, de maneira rápida e fácil, entre um grupo de interlocutores conectados em um mesmo canal.
O rádio comunicador, como sabemos, tem o aspecto físico similar a um telefone portátil, porém é dotado do botão PTT na lateral, além dos botões para ajuste de volume e uma antena.
E você sabia que é possível adquirir um bom rádio comunicador a um preço justo? Você saberá de tudo isso e muito mais neste post que elaboramos para você, caro leitor.
Vamos lá!
Compra de rádios comunicadores: o que fazer?
A compra de rádios comunicadores deve, em um primeiro momento, ser planejada com informação em abundância e conhecimento técnico profundo sobre os aparelhos homologados disponíveis no mercado. O que isso significa?
Existem rádios comunicadores de diversos tipos, e muitos deles são encontrados facilmente no grande varejo a um preço bastante convidativo, que cabe no bolso de uma pessoa física.
Entretanto, todo mundo conhece aquele velho ditado: “O barato sai caro”. No caso dos rádios comunicadores, isso não é só uma verdade como merece bastante atenção, pois a qualidade do aparelho ditará o sucesso de sua operação dentro da empresa.
Existem basicamente dois tipos de rádios comunicadores: o analógico (amador) ou digital (profissional). Veja a seguir as suas principais diferenças:
Rádio Comunicador Analógico
Para uso pessoal e recreativo, o rádio comunicador analógico possui baterias de curta duração, o que pode atrapalhar o desenvolvimento de um trabalho longo com mais de 12 horas.
O sinal analógico é também aberto, permitindo que usuários desconhecidos entrem no seu canal de comunicação, o que acarreta em falta de segurança para transmissão de áudio e dados.
São encontrados com facilidade no grande varejo e até mesmo em lojas de e-commerce.
Rádio Comunicador Digital
O rádio comunicador digital já é mais apropriado para uso profissional e corporativo, devido à gama de funções que o aparelho fornece ao usuário. As possibilidades são diversas.
Os aparelhos digitais modernos possuem sinal GPS acoplado, para envio de localização exata. Também é possível transmitir uma enorme quantidade de dados, como imagens, textos e até mesmo vídeos em tempo real com sinal telefônico 4G, além de possuir canais criptografados, que impedem invasões.
A transmissão de voz dos rádios comunicadores digitais possui qualidade elevada, uma vez que a criptografia impede ruídos de sinal, além de um alcance maior. Alguns modelos são dotados de telemetria.
Como escolher um rádio comunicador
Além de saber diferenciar um rádio comunicador entre amador e digital, é preciso também levar alguns aspectos em consideração para o modelo escolhido para aquisição. A saber:
Antena: principal item dos rádios comunicadores, a antena pode ser boa para algumas situações e não ideal para outros casos, principalmente em ambientes hostis. Recomenda-se teste prévio.
Bateria: para uso corporativo, compensa adquirir rádios com baterias de longa duração (mais de 16 horas sem interrupção). Perfeito para ambientes como hotéis, resorts, centros hospitalares e eventos musicais.
Microfone: um bom rádio comunicador deve oferecer a melhor recepção de som possível, bem como uma transmissão perfeita, clara e limpa, isenta de ruídos ou abafamentos.
Fones de ouvido: alguns rádios comunicadores permitem o uso de fones de ouvidos para maior discrição. São ótimos no caso de segurança pública ou shopping centers, por exemplos. Diversos deles podem ser adaptados às necessidades do usuário.
Suporte: talvez a parte mais importante do processo de compra, pois em caso de dúvidas, falhas ou problemas técnicos, conte sempre com uma empresa que ofereça um bom suporte técnico em pós-vendas.
Onde comprar rádio comunicador de qualidade?
O investimento em um bom rádio comunicador pode variar de acordo com o modelo selecionado. Em média, este valor fica entre dois mil a 10 mil reais e são levados em consideração o grau de tecnologia adotado.
Conforme mencionamos, já existem rádios comunicadores dotados de display colorido, com opção de microchip 4G de celular. São os chamados POC (PPT Over Cellular), que permite a transmissão de imagens e vídeo em tempo real.
Porém, é importar alertar que, se sua equipe está em um local onde não há rede telefônica, este rádio comunicador torna-se inoperante e, consequentemente, não é a melhor opção para o seu negócio.
É preciso saber também que o rádio comunicador sofrerá depreciação ao passar dos anos, além de períodos de manutenção e cuidados extra. Por isso, opte em adquirir estes aparelhos de empresas que forneçam suporte adequado e estejam disponíveis quando precisar.
A Ideal Rádios, por exemplo, é uma empresa especializada na locação e venda de rádios comunicadores. Trabalhamos com as melhores marcas e modelos do mercado, e selecionamos aquele que é o mais adequado para o seu negócio.
Oferecemos suporte, manutenção e treinamento com equipe especializada, para que a sua experiência com os rádios comunicadores seja a melhor possível. Se interessou?
Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas e agende uma reunião! Confira o nosso catálogo disponível em nosso site e nos aciona para tirar dúvidas.