Manter uma equipe complexa de colaboradores não é uma tarefa fácil. Dependendo do nicho de mercado em que a empresa atua, como complexos hospitalares, centros comerciais ou até mesmo uma fazenda do agronegócio, comunicar-se com os indivíduos é algo difícil de se conseguir.
Felizmente, existe a possibilidade do uso de rádios comunicadores, também conhecidos como Walkie-Talkies, que dispensam o uso da rede de telefonia móvel e funcionam em locais remotos.
O rádio comunicador foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, como um meio de comunicação entre soldados e generais durante o combate. O sucesso foi definitivo, pois conquistou o setor corporativo, sendo adotado por inúmeras empresas desde então.
Sua aparência física remete a um telefone comum, com uma antena. Nas laterais, possui um botão chamado “Push-to-Talk”, onde o usuário o pressiona para enviar uma mensagem, enquanto o outro escuta a informação em outro aparelho distante.
Nesta tecnologia, somente um usuário consegue falar por vez, e pode ser ouvido pelos outros usuários se estiverem todos conectados na mesma rede.
Ainda, nos aparelhos digitais modernos, existem diversos canais criptografados e fechados, e ainda é possível enviar mensagens de texto para os usuários.
Com o intuito de solucionar, de uma vez por todas, os problemas de comunicação interna, a procura por rádios comunicadores tornou-se uma constante em empresas de diversos ramos.
Entretanto, como toda lei de procura e oferta, existe a possibilidade de comprar um kit de rádio comunicador, bem como realizar a sua locação. Ambas possuem características bem distintas, com vantagens e desvantagens.
E é por isso que surgem diversas dúvidas na hora de se alugar rádios comunicadores. Será que eles são bons mesmo? Quem fica responsável pela sua manutenção? Se o aparelho quebrar, ficarei de mãos atadas? Custa caro?
Neste post, vamos explicar como funciona o processo de locação de rádios e porque sua empresa deve aderir a este tipo de contrato.
A importância do rádio comunicador
Devido ao sucesso do rádio comunicador na Segunda Guerra Mundial, o mercado enxergou a possibilidade de melhorar a produtividade de uma empresa a um custo baixíssimo de implantação e manutenção.
Afinal, é extremamente fácil utilizar o rádio, uma vez que basta pressionar o PTT para transmitir a mensagem. Nos aparelhos modernos, dotados de teclado, câmera de alta resolução e tela colorida, é possível enviar texto, filmar, fotografar e muito mais.
Dentre as principais vantagens do rádio, destacamos:
- Não recorrer à rede de telefonia móvel ou Internet (serviços pagos)
- Menor índice de falhas durante a comunicação, e menos queda de sinal
- Sistemas operacionais e GPS integrado
- Redução de custos
A locação de rádios comunicadores
Além das vantagens anunciadas acima, a locação de rádios comunicadores se faz muito vantajosa para as empresas.
Para se ter uma estimativa, a aquisição de um bom kit profissional de rádios gira entre mil a 8 mil reais, em média. Nos referimos a aparelhos extremamente robustos, das melhores marcas do mercado (Motorola e Hytera, especificamente), que são digitais e criptografados, podendo transmitir mensagens em um raio de até 40 km.
Brevemente, essas são as vantagens da locação de rádios:
- Baixo custo de implantação
- Contratos flexíveis mediante necessidade
- Flexibilidade econômica, apresentando excelente custo-benefício
- Treinamento para toda a equipe, com foco no manuseio e operação
- Assistência técnica inclusa
Assistência técnica especializada
Uma das grandes vantagens da Ideal Rádios é a sua assistência técnica especializada. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, Motorola e Hytera, com técnicos homologados pelos respectivos fabricantes.
Além disso, utilizamos somente peças de reposição originais dos aparelhos, o que garante o seu funcionamento ideal e vida útil operacional estendida.
As manutenções preditiva e preventiva estão incluídas nos contratos de locação. Ou seja, o cliente terá sempre os melhores aparelhos em mãos.
Como escolher um rádio comunicador
Para escolher um bom rádio comunicador para o seu negócio, é preciso antes levar alguns aspectos em consideração. São eles:
- Antena: cada tipo de rádio possui uma antena específica, que pode ser boa para determinadas situações, e não ideal para outras, principalmente quando se trata de ambientes hostis. Recomenda-se um teste prévio.
- Bateria: para atividades rápidas, não convém optar por rádios com bateria de alta capacidade. Somente se a sua empresa utilizar os equipamentos para segurança pública, shows, feiras de exposição, etc.
- Microfone: a comunicação deve ser a mais clara e limpa possível, sem ruídos ou abafamentos. Um bom microfone é ideal para que o receptor consiga entender exatamente o que o emissor quer dizer.
- Fones de ouvido: existem rádios comunicadores discretos, dotados de fones de ouvido, principalmente para o uso de segurança pública. Diversos deles podem ser adaptados às necessidades do usuário
- Suporte: talvez a parte mais importante do processo de compra, pois em caso de dúvidas, falhas ou problemas técnicos, conte sempre com uma empresa que ofereça um bom suporte técnico em pós-vendas.
Locação de rádios com ótimo custo-benefício na Ideal Rádios
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores para as mais diversas situações.
Acima de tudo, nós conectamos pessoas! Somos muito mais do que uma simples locadora de rádios.
Disponibilizamos os melhores modelos das melhores marcas para a sua empresa, de acordo com a sua necessidade e nicho de mercado.
Temos laboratório próprio, composto pelos melhores especialistas técnicos homologados pelas melhores companhias de telecomunicações do mundo, responsáveis pela manutenção preditiva e preventiva dos aparelhos.
Trabalhamos somente com peças de reposição originais da Motorola e Hytera, garantindo o estado-da-arte dos aparelhos em questão de funcionamento e robustez.
Solicite hoje mesmo uma reunião conosco e conheça nosso catálogo!