O aluguel de rádio comunicador em Curitiba pode ser a solução definitiva para suprir a lacuna de conexão e comunicação de uma das regiões mais lucrativas do nosso Brasil, sabia disso?
Segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Amanhã, em parceria com a PwC Brasil, o estado do Paraná lidera o ranking das 500 empresas mais lucrativas da região sul. As 186 empresas que figuraram entre as 500 maiores, assumiram o topo em receita líquida, patrimônio, lucro líquido e no Valor Ponderado de Grandeza (VPG), o indicador usado para ordenar as empresas.
Dentre as corporações, podemos citar:
- Companhia Paranaense de Energia (Copel)
- Coamo Agroindustrial Cooperativa (Coamo)
- Klabin S.A
- Rumo Logística, do Grupo Cosan
- Usina Hidrelétrica de Itaipu
- Renault
- Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
- Vale,
- Lar
- Electrolux
Estas empresas obtiveram resultados financeiros melhores que as demais empresas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não somente, as representantes locais apresentaram maior soma de receitas, de patrimônios e lucros.
Com isso, o estado do Paraná ficou com o maior VPG, que é o principal critério de classificação desde 1991, quando foi desenvolvido o ranking.
Em resumo, o estado do Paraná, bem como a capital Curitiba, é um ambiente propício para negócios e comporta corporações complexas, que necessitam de infraestrutura de ponta e conexão segura para conectar equipes e diferentes ambientes.
O rádio comunicador, neste ponto, pode se tornar um dos principais atores que oferecem aumento de produtividade e conectividade. Apesar de sua tecnologia ser antiga, datada da década de 1940, até hoje é uma das mais simples e funcionais que existem, a um baixíssimo custo.
Preparamos este post para explicar como que os rádios comunicadores funcionam, os principais modelos e por que a sua empresa paranaense deve aderir à locação destes dispositivos para a sua rotina de trabalho.
Aluguel de rádio em Curitiba: como funciona
Um rádio comunicador nada mais é que o famoso Walkie-Talkie. Sua tecnologia vem do começo do século passado, e foi inicialmente utilizada nas Grandes Guerras nos meios militares, onde soldados utilizavam os rádios para se comunicar entre a equipe.
O conceito do rádio comunicador é o mesmo, desde aquela época: ao acionar o botão PTT (Push-To-Talk), é possível transmitir uma mensagem e enviá-la até 40 km de distância para outro receptor, que recebe e acessa o conteúdo instantaneamente.
Hoje, a tecnologia se dividiu entre rádios analógicos e rádios digitais. Veja abaixo as diferenças.
Rádios analógicos
Os rádios comunicadores analógicos, também considerados como amadores, são aqueles dotados de frequências e canais abertos.
Ou seja, durante a transmissão, qualquer outro usuário pode acessar o seu canal, causando interferências, ruídos e invasões.
Além de prejudicar a segurança da transmissão, esta invasão de privacidade também lesiona a qualidade do áudio transmitido. Normalmente, os rádios analógicos são os preferidos para uso pessoal e fins de entretenimento.
Rádios digitais
Os rádios comunicadores digitais possuem uma maior gama de funções, oferecendo níveis de segurança e confiabilidade bem elevados. Não somente, a durabilidade da bateria dos aparelhos também é maior, que chega a 16 horas em média.
O rádio comunicador digital apresenta algumas características padrão: possibilidade de transmissão de dados, rastreamento via GPS, telemetria, sinal de transmissão de voz mais apurado e preciso, maior e melhor alcance. Ainda é possível colocar mais usuários dentro de um único canal.
O investimento, por outro lado, é bem maior do que aquele feito em um rádio comunicador amador. Até porque, os rádios digitais são criptografados e possibilitam o envio de mensagens de texto sem a contratação de uma linha telefônica móvel.
Rádios PoC
Os rádios PoC são mais recentes, e funcionam como um smartphone comum. O que isso significa?
Rádios comunicadores não dependem de rede de telefonia móvel para o seu funcionamento, e este é um dos principais motivos que os tornam atraentes. Se sua empresa trabalha em ambientes hostis, como óleo e gás, o rádio consegue transmitir mensagens onde não existe rede de celular.
Os rádios PoC (Push Over Celular), por outro lado, funcionam com sinal 3G/4G. Ao contrário dos rádios comuns, é possível enviar fotos e fazer transmissão de vídeos de alta resolução, além de mensagens de texto por aplicativos, etc.
Modelos de rádios comunicadores
Veja abaixo alguns dos principais modelos de rádios comunicadores. Eles estão disponíveis para locação aqui na Ideal Rádios.
Rádio bidirecional Hytera PD406
O rádio digital bidirecional PD406 oferece solução de comunicação simples. É indicado para profissionais que atuam no ramo de manufaturados, de serviços gerais ou educação.
Características técnicas:
- Faixa de frequência
VHF: 136-174MHz UHF1: 400-470MHz UHF3: 350-400MHz
- Capacidade de canal
48 (3 zonas com 16 canais por zona)
- Protocolo digital
ETSI-TS102 361-1,2 & 3
- Duração da bateria
1500mAh: Analógico 11h, Digital 16h
- Dimensões (A×L×P)
4.4″ x 2.12″ x 1.1″, 112 x 54 x 28mm
- Peso
9.17 oz, 270g (1500mAh Li-ion)
- Padrão IP55
O rádio digital PD406 não possui GPS e nem telemetria.
Solicite aqui o orçamento para este rádio comunicador. Confira o catálogo oficial para mais detalhes.
Rádio POC Hytera PNC370
Rádio comunicador compacto LTE robusto e fácil de operar. Permite comunicação de voz e transmissão de dados com uma comunicação quase que ilimitada em redes de celulares em todo o país.
Características técnicas
- Supressão avançada de ruído para áudio nítido em ambientes barulhentos
- Resistente e com classificação IP54 para suportar sujeira, poeira e umidade
- Bateria com 18 horas de duração em operação
- GPS, Bluetooth, Wi-Fi e Lanterna de LED incorporados
Solicite aqui o orçamento para este rádio comunicador. Confira o catálogo oficial para mais detalhes.
Motorola DTR720
O rádio comunicador DTR720 é um aparelho bidirecional com design fino e resistente, e opera na frequência de 900 Mhz, motivo que justifica a sua isenção de homologação na ANATEL. Sua classificação é IP54, ou seja, possui proteção contra poeira e jorro de água.
Possui display multicolorido com gráfico completo, além de um menu de navegação intuitivo que ajuda a localizar rapidamente todas as funções do rádio.
Confira os principais recursos do rádio comunicador DTR720:
- Comunicações privadas sem interferências
- Visor colorido luminoso
- Design fino e resistente
- Botões funcionais proeminentes
- Opções de chamada flexíveis
- Cobertura de área estendida
- Áudio forte e claro
- Sem necessidade de homologação
Características de desempenho do Motorola DTR720
- Frequências
FHSS ISM 900 MHz
902-907 | 915-928 | 916-928 | 920.5-928 MHz
- Vida útil da bateria (com base em um ciclo de atividade de 05 5 90)
16,5 horas
- Área de cobertura
32.515 m2 (350.000 pés quadrados)/30 andares*
- Padrões de IP
IP54
- Especificação militar
810 C, 810 D, 810 E, 810 F, 810 G
Como alugar os rádios Hytera na Ideal Rádios do Brasil
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores de altíssima qualidade, trabalhando com as melhores marcas globais de telecomunicações (Motorola e Hytera, respectivamente).
A locação de rádios comunicadores tem se demonstrado extremamente vantajosa para as empresas, uma vez que o seu custo de investimento não debilita o fluxo de caixa.
Fora isso, toda a parte de manutenção preventiva fica por conta da Ideal Rádios, que possui laboratório técnico próprio. Em caso de pane ou falhas, assumimos o compromisso de fornecer outro kit de rádios comunicadores sem custo adicional.
Se interessou? Entre em contato hoje mesmo conosco para conhecer o nosso catálogo completo.