O aluguel de rádio comunicador para hospitais é uma alternativa interessante para todo e qualquer complexo hospitalar que almeja tecnologia simples e efetiva para a rotina deste segmento.
Por se tratar de um sistema rápido e de fácil manuseio, o rádio comunicador otimiza a produtividade das equipes que fazem parte do complexo hospitalar. Funcionários da segurança, limpeza, enfermeiros, recepção e muitos outros, mantêm-se conectados a todo momento para que as ocorrências sejam resolvidas em tempo hábil.
E a tecnologia do rádio comunicador não é nova: originada durante a Segunda Guerra Mundial, os walkie-talkies foram idealizados para auxiliar soldados durante os combates, oferecendo mais agilidade e antecipação de eventos.
Com isso, o pequeno aparelho portátil dotado de uma antena e botões na lateral conquistou o mundo, em especial o setor corporativo, que enxergou o rádio comunicador como uma ferramenta promissora de produtividade.
Claro que, desde os anos 1940 para cá, a tecnologia dos rádios comunicadores avançou bastante. Hoje, fabricantes disponibilizam modelos dotados de sinal criptografado, possibilidade do envio de mensagens de texto, gravação de vídeos Full HD, imagens em alta resolução, etc.
A grande vantagem do aluguel de rádio comunicador para hospitais é que, além do fácil manuseio, é um sistema que dispensa o uso da rede de telefonia celular. Com isso, os aparelhos podem ser utilizados em locais remotos, ou em ambientes hostis, como o segmento de óleo e gás, industrial, dentre outros.
Entretanto, existem atualmente modelos de rádios comunicadores do tipo POC (Push Over Cellular), que funcionam com a rede celular 4G. Com display colorido, câmera de alta resolução e bom hardware, estes aparelhos tem várias funções interessantes.
Neste post, você verá como é a locação de rádio para hospitais, e como você pode alugá-los na Ideal Rádios do Brasil.
Vamos lá!
Aluguel de rádio comunicador para hospitais: as vantagens
É sempre um desafio o planejamento para o uso de rádios comunicadores dentro de um empreendimento complexo. Frequentemente, gera-se dúvidas sobre a aquisição de aparelhos ou a simples locação.
Isso acontece porque os rádios comunicadores são, de certa forma, produtos populares. É comum encontrar diversos modelos à venda no grande varejo, como Lojas Americanas, Walmart e Magazine Luiza. Porém, a maioria deles são modelos amadores.
Você sabia que existem diferentes modelos de rádios, entre amadores e profissionais? Veja abaixo as principais diferenças.
Rádio Comunicador Profissional
O rádio comunicador profissional é um Walkie-Talkie robusto que funciona tanto em modo analógico como digital, e apresenta bateria de maior durabilidade e frequência exclusiva para cada cliente.
Além disso, os rádios comunicadores profissionais são dotados de funcionalidades extras, como transmissão de dados e envio de mensagens de texto.
Os rádios comunicadores funcionam em duas frequências, basicamente:
- Very High Frequency – VHF (30 a 300 MHZ)
- Ultra High Frequency – UHF (300 MHZ a 3 GHZ)
A diferença principal entre as duas frequências está no alcance, e elas são distintas em capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos.
Os rádios comunicadores profissionais são perfeitos e indicados para uso corporativo, dada a gama de funcionalidades e facilidades apresentadas acima. As principais marcas, comercializadas na Ideal, são Motorola e Hytera.
Rádio comunicador amador
Além dos rádios comunicadores profissionais, existem os modelos amadores, que funcionam somente em frequência analógica, não garantindo a segurança da transmissão de voz.
A duração da bateria é bem menor, comparado com os modelos profissionais, os quais tendem a durar 16 horas sem interrupção.
Por fim, os rádios comunicadores analógicos são mais indicados para uso pessoal e doméstico.
O que um rádio comunicador faz?
Veja abaixo as principais funções que um rádio comunicador profissional oferece aos seus usuários.
- Comunicação com qualidade excepcional de áudio
- Função GPS
- Bluetooth integrado para o compartilhamento de dados
- Mensagens de texto
- Emergência digital e Alerta
- Monitoramento remoto
- Chamadas privadas ou em grupo
Tais funcionalidades trazem ganhos expressivos em produtividade dentro de uma equipe. Principalmente para complexos hospitalares, que lidam com grande quantidade de pessoas (ainda mais agora, com a pandemia da COVID-19 e a lotação de leitos).
Com o uso de rádios, é possível um monitoramento mais preciso das equipes, da disponibilidade de leitos e pedidos emergenciais graves, com a resolução das ocorrências acontecendo em poucos minutos.
Aluguel de rádio comunicador para hospitais:
Como funcionam os contratos de locação
A Ideal Rádios é uma empresa especializada na locação de rádios comunicadores profissionais, trabalhando com as melhores marcas disponíveis no mercado: Motorola e Hytera.
A locação de rádios é um investimento de baixo custo, uma vez que toda a manutenção preventiva e preditiva fica por conta da Ideal Rádios, e não do locatário.
Além disso, o tempo do contrato é flexível, podendo ser para eventos pontuais ou de maior duração (entre três a 12 meses).
É importante frisar que a aquisição de um jogo de rádio comunicadores varia entre dois mil a oito mil reais, nos modelos profissionais.
Toda a manutenção e depreciação fica por conta do complexo hospitalar, que também lidará com panes e falhas.
Nestes casos, a Ideal fornece aparelhos novos e em perfeito estado operacional sem custo adicional no contrato, garantindo que o seu trabalho não esteja prejudicado por falta de equipamentos.
Além disso, a Ideal possui profissionais técnicos capacitados que lidam com produtos originais da Motorola e Hytera, para manutenção e reposição de peças, com laboratório próprio.
Assim, garantimos o pleno funcionamento de todos os produtos de nosso portfólio, gerando satisfação total dos nossos clientes.
Se interessou? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas e solicite uma reunião para conhecer os nossos produtos.