A locação de rádios para Shopping Centers é uma tática de otimização de custos para aumentar a produtividade e a segurança dos grandes varejos, uma vez que o seu investimento de entrada é relativamente baixo se comparado com a aquisição destes aparelhos.
É notório o uso do rádio comunicador desde a sua concepção, durante a Segunda Guerra Mundial, quando se permitiu a comunicação simples e rápida entre soldados para que eles pudessem se antecipar perante o inimigo.
Tanto é que, logo após o término das batalhas, a tecnologia do rádio comunicador difundiu-se por todo o mundo, conquistando o setor corporativo. Motivos não sobram: similar a um telefone sem fio, o Walkie-Talkie transmite áudio em tempo real para um grupo de pessoas dentro de um canal fechado, a um custo praticamente zero.
É claro que, desde a sua concepção nos anos 1940, a tecnologia dos rádios comunicadores foi aprimorada. Hoje, estes aparelhos executam diversas funções diferentes que vão bem além da transmissão de voz, como o envio de imagens e vídeos ao vivo, localização GPS, mensagens de texto e muito mais.
Logo, a adoção do uso de rádios comunicadores é assertiva em diversos setores, principalmente aqueles que lidam com um grande grupo de funcionários de diferentes departamentos e que precisam estar conectados entre si o tempo todo, como é o caso dos Shopping Centers e os grandes varejos.
Sobre os shoppings, sabe-se que são ambientes comerciais de operação complexa, que envolve segurança, equipe de limpeza, administração e outros setores, responsáveis pelo bom funcionamento do estabelecimento e habilitado para resolver ocorrências em tempo hábil.
Neste post, você saberá um pouco mais sobre este nicho de mercado que utiliza a tecnologia dos rádios comunicadores e alguns modelos para locação disponíveis aqui na Ideal Rádios.
Locação de rádios para Shopping Centers: por que fazer?
A locação de rádios para shopping centers é uma das alternativas para empreendedores que precisam de equipamentos de qualidade a baixo custo, sem onerar o seu fluxo de caixa.
Acontece que, quando alugamos um rádio comunicador, toda a rotina de manutenção preditiva e preventiva dos aparelhos fica por conta da empresa que fornece esses produtos, no caso, a Ideal Rádios.
E a manutenção não significa apenas colocar uma capinha protetora no rádio. Com o passar do tempo, os aparelhos podem quebrar e precisar de peças de reposição, que aumentam o seu tempo de vida útil.
Na Ideal Rádios, existe uma equipe técnica especializada que trabalha somente com componentes originais Motorola e Hytera, as duas marcas comercializadas e consagradas mundialmente.
No caso de falhas ou quebras, os contratos de locação permitem a troca dos aparelhos defasados por novos, sem custo adicional. Logo, o nível de conforto e segurança oferecido ao cliente é maior, pois a sua operação comercial não sofrerá impactos pela falta de equipamentos.
Porém, antes mesmo que as falhas de fato ocorram, os rádios comunicadores passam por rigorosa inspeção técnica capazes de determinar o tempo de vida útil dos aparelhos e se estão aptos a operar comercialmente para determinadas demandas.
E você sabia que existem diversos modelos de Walkie-Talkies e especificações técnicas, que os diferenciam para cada tipo de negócio? Veja a seguir as principais características.
Rádios analógicos
Os rádios analógicos, também considerados amadores, são aqueles destinados a uso pessoal e para lazer. São encontrados com muita facilidade no varejo e em e-commerce a um preço acessível.
Porém, é importante frisar que os rádios comunicadores com sinal analógicos são propensos à invasão, ou seja, um terceiro indivíduo desconhecido pode entrar dentro do canal, sem autorização. A qualidade de transmissão de áudio também está sujeita a falhas e ruídos.
Rádios Digitais
Os rádios digitais, considerados profissionais, são destinados a uso corporativo. O motivo é muito simples: possuem canais criptografados, que impedem a invasão de terceiros, qualidade de áudio apurada e velocidade de transmissão.
Hoje, é uma tendência global o uso de rádios digitais para todos os tipos de operação. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) trabalha para a obrigatoriedade desta modalidade, dada a eliminação do sistema analógico de transmissão de rádio.
Existem inúmeros modelos de rádios digitais de altíssima qualidade. Alguns deles, inclusive, podem ser utilizados com o sinal de rede celular (POC, Push-To-Talk Over Cellular), o que permite a transmissão de vídeos em 4G, envio de imagens em alta resolução, troca de mensagens por aplicativos de texto, etc.
Tipos de frequência
Os rádios comunicadores operam, basicamente, em dois tipos de frequência. São elas:
- VHF (Very High Frequency) – 30 a 300 MHZ
- Ultra High Frequency (UHF) – 300 a 3 GHZ
Ou seja, rádios comunicadores UHF podem funcionar melhor em ambientes abertos, como o setor de agronegócio. Em ambientes mais fechados, o sinal VHF apresenta melhor operação, ainda que lide com diversos obstáculos (paredes de concreto, objetos diversos, entre outros).
Quais são as principais funções dos rádios comunicadores?
Citamos aqui algumas das principais funções dos rádios comunicadores que são oferecidas aos funcionários e operadores. São elas:
- Comunicação com qualidade excepcional de áudio
- Função GPS
- Bluetooth integrado para o compartilhamento de dados
- Mensagens de texto
- Emergência digital e Alerta
- Monitoramento remoto
- Chamadas privadas ou em grupo
Estas funcionalidades, se colocadas em operação comercial efetiva, trazem grandes ganhos em produtividade para os Shopping Centers. É possível saber, via GPS, a localização da ocorrência, mandar mensagens para os membros de diversas equipes, acionar a segurança, enfim.
Locação de Walkie-Talkies na Ideal Rádios Brasil
A locação de Walkie-Talkies para os centros comerciais é uma das especialidades da Ideal Rádios.
Trabalhamos com duas marcas consagradas no ramo das telecomunicações, Motorola e Hytera. Ambas possuem diversos modelos de rádios, câmeras corporais e POC de altíssimo nível, que suprem todas as necessidades dos clientes independente do nicho de mercado.
Além de atendermos clientes por todo o Brasil, graças aos nossos representantes espalhados pelos principais estados brasileiros, nossos contratos são flexíveis e se adequam à realidade das empresas.
Os contratos de locação podem ser pontuais, para eventos específicos, como feiras e eventos corporativos. Ainda oferecemos por tempo determinado (de três meses até 12 meses), para uso contínuo.
Em todas as modalidades, oferecemos cursos de capacitação para o manuseio adequado dos aparelhos, manutenção preditiva e preventiva inclusa e troca de aparelhos em caso de falhas ou mau funcionamento.
Se interessou? Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma reunião para conhecer o nosso portfólio e qual aparelho é o mais adequado para o seu Shopping Center!