Comprar ou alugar rádio comunicador é uma dúvida pertinente entre as empresas que necessitam deste tipo de tecnologia para otimizar a rotina de seus empregados e colaboradores. E os motivos não faltam, uma vez que pouco se fala sobre este eficiente sistema que, curiosamente, pode ser encontrado com facilidade no varejo.
Além de ter um custo relativamente barato em comparação a outras tecnologias mais avançadas e complexas, o rádio comunicador não depende do sinal de telefonia e de operadoras móveis para a sua operação.
Ainda, o uso de rádios comunicadores pode ser visto nas mais diversas situações, em praticamente todos os nichos de mercado. Dentre eles, podemos citar os mais comuns:
- Setor de Logística e transportes
- Transporte Público (metrôs, ônibus e trens, em estações e terminais)
- Segurança Pública
- Grande varejo e centros comerciais
- Feiras de Exposição
- Shows e eventos culturais
- Complexos hospitalares diversos
- Fazendas de agronegócio e zona rural
- Redes de hotéis e resorts
- Cassinos
Ou seja, o rádio comunicador está presente na rotina das empresas, graças ao seu fácil manuseio e baixíssimo custo operacional. Porém, existem algumas particularidades sobre esta tecnologia que são dignas de serem mencionadas.
Um rádio comunicador é um transceptor de rádio com dois pontos, portátil e de uso manual, que transmite informações através de ondas de rádio, de maneira rápida e prática, entre os funcionários de uma empresa.
Foi inicialmente criado e utilizado durante as Grandes Guerras e, devido a sua praticidade, logo se tornou um sucesso dentro do ramo corporativo, sendo adotado por inúmeras empresas desde então.
Neste post, você saberá as principais diferenças entre a aquisição de um rádio comunicador e a locação do mesmo, que você pode fazer com a nossa equipe da Ideal Rádios.
Vamos lá!
Os diferentes tipos de rádio comunicador: conheça as especificações
Antes de mencionarmos as diferenças entre a locação e a compra de rádio comunicador, convém especificar os modelos existentes, tipos de frequência e outras funcionalidades.
Por que isso? Simples: todas as especificações influem no valor do aparelho e até mesmo no custo da locação. Explicamos.
Rádios comunicadores analógicos e digitais
Conforme mencionamos, o rádio comunicador é utilizado nos mais variados segmentos de mercado.
E, como se trata de uma tecnologia antiga, datada do começo do século XX, obviamente passou por alguns avanços. Hoje, os rádios comunicadores operam em dois sistemas: analógico e digital. Vamos elencar abaixo as características de cada um.
Sistema Analógico
Os rádios comunicadores analógicos, considerados amadores, possuem frequências e canais abertos, podendo ser utilizados por qualquer pessoa.E isso, por si só, já é um problema para as empresas.
Por que? Porque estes aparelhos não oferecem nenhum tipo de segurança enquanto privacidade de informação, sendo frequentes os ruídos e interferências sonoras que prejudicam na qualidade do áudio.
A princípio, os rádios analógicos são mais indicados e preferidos para uso pessoal, quando não há nível de exigência em qualidade, até mesmo pela finalidade de seu uso.
Sistema Digital
Os rádios comunicadores digitais possuem maior gama de funções, com níveis de segurança e confiabilidade elevados. São os mais indicados e preferidos para uso profissional e corporativo.
Dentre suas características técnicas principais, temos as seguintes:
- Transmissão de dados
- Rastreamento via GPS (Global Positioning System)
- Telemetria
- Maior e melhor qualidade de transmissão de voz
- Maior alcance (mantel a voz clara e inteligível em qualquer ponto da área de cobertura)
- Maior capacidade (dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz)
- Mais usuários em um único canal
- Canais criptografados, que impedem invasão de usuários
- Maior durabilidade de bateria (40% a mais do que os rádios analógicos)
Tipos de frequência
Os rádio comunicadores funcionam em duas frequências, basicamente:
• Very High Frequency – VHF
• Ultra High Frequency – UHF
A frequência VHF transmite na faixa de 30 a 300 MHZ, enquanto a UHF transmite entre 300 MHZ a 3 GHZ.
Ou seja, o que diferencia estas duas frequências é o seu alcance. Não apenas, estas frequências também são distintas em capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos.
Conforme explicamos acima, os rádios comunicadores analógicos, que são amadores, não oferecem segurança, pois utilizam frequências e canais abertos que podem ser utilizados por qualquer indivíduo.
Geralmente, os rádio comunicadores analógicos são para uso doméstico.
Em contrapartida, os rádios comunicadores digitais, de uso profissional, são mais robustos e apresentam maior durabilidade de bateria, além de contar com a segurança da frequência exclusiva para cada cliente, bem como com funcionalidades extras, como transmissão de dados.
Dito isso, falaremos agora sobre as diferenças entre a locação e a compra efetiva de um jogo de rádio comunicador.
Comprar ou alugar rádio comunicador: o melhor custo benefício
A compra de um kit de rádios comunicadores exige investimentos iniciais elevados, pois o custo varia entre 2 mil a 8 mil reais. Conforme mencionamos, tudo depende da marca do aparelho, suas funcionalidades e se é analógico ou digital.
Além disso, a aquisição torna o rádio comunicador um ativo da sua empresa. O que isso significa? A sua equipe interna será responsável pela manutenção dos aparelhos, os quais vão apresentar falhas ao longo dos anos e do uso, além da depreciação inevitável.
E são justamente estas características que tornam a locação uma proposta tentadora e muito atraente. Motivos não faltam!
No caso da locação, a locadora se responsabiliza pela manutenção dos aparelhos, que estão sempre imbatíveis em estado de conservação e operabilidade. Em caso de falhas ou quebras, são substituídos imediatamente por novos ou modelos melhores.
A locadora também se responsabiliza em oferecer o aparelho ideal para a sua demanda, com contratos flexíveis: podem ser para uso pontual, ou para períodos que variam de 3 a 12 meses.
O custo da locação é o mais atrativo, pois não exige grandes investimentos iniciais, como é feito na aquisição dos rádios comunicadores. Fora isso, a locadora oferece treinamento gratuito com uma equipe especializada, para que a sua empresa usufrua dos rádios comunicadores com todas as suas funções.
Se interessou? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas e agende uma reunião. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e certamente nossos aparelhos atenderão à sua demanda!