O rádio comunicador é uma das opções mais vantajosas e baratas para empresas que desejam se comunicar com os seus funcionários em situações específicas, sem adotar tecnologia de complicado manuseio.
Por que dizemos isso?
Além de relativamente barato em comparação a outras tecnologias mais avançadas e complexas, o rádio comunicador não depende do sinal de telefonia e de operadoras móveis para a sua operação.
Este tipo de tecnologia é bastante utilizado nos seguintes segmentos:
- Logística;
- Transporte Público;
- Segurança Pública;
- Shopping Centers;
- Feiras de Exposição;
- Shows e eventos culturais;
- Saúde;
- Agronegócio;
- Hotelaria;
- Etc.
Com isso, é possível notar, através desta pequena lista de segmentos, que o uso de rádios comunicadores é de grande versatilidade, pois atende uma clientela muito variada e diferenciada.
O que é um rádio comunicador?
Um rádio comunicador é um transceptor de rádio com dois pontos, portátil e de uso manual.
Em suma, é um aparelho de comunicação que serve para transmitir informações através de ondas de rádio, de maneira rápida e prática, entre os funcionários de uma empresa.
Foi inicialmente criado e utilizado durante as Grandes Guerras e, devido a sua praticidade, logo se tornou um sucesso dentro do ramo corporativo, sendo adotado por inúmeras empresas desde então.
Sua aparência física remete a um telefone comum, dotado de uma antena. Nas laterais, possui um botão chamado “Push-to-Talk” (Aperte-para-falar), onde o usuário o pressiona para enviar uma mensagem, enquanto o outro escuta a informação em outro aparelho distante.
Nesta tecnologia, somente um usuário consegue falar por vez, e pode ser ouvido pelos outros usuários se estiverem todos conectados a mesma rede.
Quais são os tipos de rádios comunicadores disponíveis
Conforme mencionamos, o uso de rádios comunicadores é utilizado nos mais variados segmentos de mercado.
E, como se trata de uma tecnologia antiga, datada do começo do século XX, obviamente passou por alguns avanços. Hoje, os rádios comunicadores operam em dois sistemas: analógico e digital.
Vamos elencar abaixo as características de cada um.
Sistema Analógico
Os rádios comunicadores analógicos, também considerados como amadores, possuem frequências e canais abertos, podendo ser utilizados por qualquer pessoa.
Fora isso, os rádios analógicos não possuem qualquer tipo de segurança, e são frequentes os ruídos e interferências sonoras que prejudicam na qualidade do áudio.
Os rádios comunicadores analógicos possuem as seguintes características técnicas:
-
16 Canais;
-
Rastreamento de dupla prioridade;
-
Sistema Transponder de Alcance Automático;
-
Transmissão ativada por voz (VOX) integrada;
-
Programação de Tons;
-
Inibição seletiva de rádio;
-
PTT-ID e Codinome (transmissão / recepção);
Existem alguns modelos no mercado, que podem apresentar funções adicionais além destas citadas, dependendo do seu modelo.
Sistema Digital
Os rádios comunicadores digitais possuem maior gama de funções, com níveis de segurança e confiabilidade elevados.
Dentre suas características técnicas principais, temos as seguintes:
-
Transmissão de dados;
-
Rastreamento via GPS (Global Positioning System);
-
Telemetria;
-
Maior e melhor qualidade de transmissão de voz;
-
Maior alcance (mantem a voz clara e inteligível em qualquer ponto da área de cobertura);
-
Maior capacidade (dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz);
-
Mais usuários em um único canal;
-
Canais criptografados, que impedem invasão de usuários;
-
Maior durabilidade de bateria (40% a mais do que os rádios analógicos).
Como escolher um rádio comunicador
Para escolher um bom rádio comunicador para o seu negócio, é preciso antes levar alguns aspectos em consideração. São eles:
-
Antena: cada tipo de rádio possui uma antena específica, que pode ser boa para determinadas situações, e não ideal para outras, principalmente quando se trata de ambientes hostis. Recomenda-se um teste prévio.
-
Bateria: para atividades rápidas, não convém optar por rádios com bateria de alta capacidade. Somente se a sua empresa utilizar os equipamentos para segurança pública, shows, feiras de exposição, etc.
-
Microfone: a comunicação deve ser a mais clara e limpa possível, sem ruídos ou abafamentos. Um bom microfone é ideal para que o receptor consiga entender exatamente o que o emissor quer dizer.
-
Fones de ouvido: existem rádios comunicadores discretos, dotados de fones de ouvido, principalmente para o uso de segurança pública. Diversos deles podem ser adaptados às necessidades do usuário
-
Suporte: talvez a parte mais importante do processo de compra, pois em caso de dúvidas, falhas ou problemas técnicos, conte sempre com uma empresa que ofereça um bom suporte técnico em pós-vendas.
Quanto custa um rádio comunicador?
Depende do tipo de rádio comunicador que você escolher (amador ou profissional; analógico ou digital), marca e funcionalidades disponíveis.
A verdade é uma só: quanto mais funcionalidades e tecnologia, mais caro será.
O mercado hoje dispõe de uma enorme variedade de modelos e marcas, portanto torna-se necessário escolher o seu com cautela, pois comprar um que não funciona bem para a distância desejada pode frustrar os gestores de sua empresa.
Comprar ou alugar um rádio comunicador?
Para quem optar pela compra de um rádio comunicador, em caso corporativo, é bom lembrar que estes aparelhos tornam-se ativos de sua empresa.
Ou seja, a sua equipe terá de lidar com a manutenção do aparelho, depreciação, manuseio, dentre outros quesitos para o seu pleno funcionamento sem risco de falhas.
Ainda, a compra de rádios comunicadores profissionais para uma empresa é um alto investimento, podendo chegar a R$ 8000,00.
Por isso, muitas vezes a melhor opção é fechar um contrato de locação de rádio comunicador. As vantagens são as seguintes:
-
Baixo investimento;
-
Suporte fornecido pela empresa locatária;
-
Disponibilidade dos melhores aparelhos;
-
Substituição imediata de aparelhos em caso de quebra ou falha;
-
Equipamentos com elevado nível de conservação;
-
Contratos flexíveis (eventos pontuais ou uso prolongado);
-
Treinamento oferecido pela empresa;
-
Abatimento de impostos.
Neste caso, a dica é que o gestor de sua empresa faça um balanço financeiro para averiguar qual é a melhor opção a ser tomada: a compra ou a locação.
Lembrando também que, no caso da locação, apesar das inúmeras vantagens, o aparelho não é um ativo empresarial.
Da mesma maneira que a empresa de locação se dispõe a entregar o melhor dispositivo possível para a sua empresa, o esperado do contratante é que ele manuseie estes ativos sem danificar os mesmos.
Onde adquirir um rádio comunicador?
Devido à variedade de marcas, os rádios comunicadores já estão disponíveis para compra em todo o varejo brasileiro.
É comum e fácil encontrar estes tipos de aparelhos em lojas como Magazine Luiza, Americanas e Kalunga.
Porém, para compras ou locação mais assertivas, o indicado é procurar uma empresa especialista no assunto, como é o caso da Ideal Rádios do Brasil
Nós temos diversos modelos de rádios disponíveis para inúmeras situações, e indicamos aquele de acordo com a necessidade do cliente.
Se interessou? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas!