O uso de rádio comunicadores para restaurantes traz grandes benefícios em produtividade, atendimento e agilidade na comunicação entre as equipes. A rotina deste tipo de estabelecimento envolve diversos funcionários, como os manobristas do valet, garçons, auxiliares de cozinha, chefs, caixa e gerência.
Principalmente em situações complexas, com os restaurantes de grandes franquias, famosos por terem uma enorme fila de clientes à espera de uma mesa. Nessas situações, o rádio comunicador torna-se um grande aliado, pois traz mais agilidade para a organização de mesas, pedidos e outras ocorrências, como limpeza e segurança.
Peguemos como exemplo o restaurante Jun Sakamoto, do chef Leonardo Jun Sakamoto. Listado com uma estrela no Guia Michelin e considerado um dos melhores quando o assunto é gastronomia japonesa tradicional, o estabelecimento adota o uso de rádios comunicadores para melhor atender às expectativas de seus clientes.
Toda a equipe está em comunicação direta e simultânea. Assim que um cliente chega no valet do restaurante, a equipe de manobristas já aciona a recepção, informando a sua chegada. Em sequência, a hostess (atendente) recebe este cliente e o acomoda nas melhores mesas possíveis.
O salão também ganha destaque, com os garçons presentes a todo instante. Os pedidos e mudanças são realizados via rádio, que está diretamente conectado com a cozinha. Com isso, a equipe do salão tem melhor monitoramento no tempo de atendimento e o comportamento da mesa.
Após o final da refeição e pagamento da conta, o manobrista é contatado e sai em busca do automóvel do cliente. Ao sair do restaurante, o veículo está na porta, esperando por ele.
Contudo, uma dúvida sempre paira no ar: é melhor alugar ou adquirir um jogo de rádio comunicador para o seu restaurante? Para responder esta pergunta, é preciso primeiro entender alguns conceitos sobre estes aparelhos.
Vamos lá!
Rádio comunicadores para restaurantes: locação ou aquisição?
A locação de rádio comunicadores é muito mais vantajosa do que a aquisição destes ativos, e daremos ao longo deste artigo todos os motivos e considerações. Mas antes, vamos conceituar o que são estes aparelhos.
Rádio comunicador é o nome técnico para os famosos “Walkie-Talkies”. Foi desenvolvido, em um primeiro momento, para auxiliar os soldados e combatentes durante a Segunda Guerra Mundial.
A principal característica do rádio comunicador está na simplicidade de sua tecnologia Push-to-talk (PTT). O aparelho é similar a um telefone comum, dotado de uma antena e botões na lateral. Ao pressionar o botão PTT, o usuário transmite a sua mensagem por voz, que pode ser ouvida a quilômetros de distância por outro usuário conectado ao mesmo canal.
Após o seu sucesso na guerra, o rádio comunicador tornou-se o ativo preferido dos ambientes corporativos, graças à sua facilidade em transmitir áudio e otimizar processos produtivos.
Todavia, hoje agregou-se muita tecnologia aos rádios comunicadores, que podem ser analógicos e/ou digitais, além de transmitirem uma enorme quantidade de dados via rede 4G, localização em tempo real, além de imagens e vídeos.
Conheça as principais tecnologias dos rádios comunicadores disponíveis no mercado.
Analógico e Digital
Os rádio comunicadores funcionam em duas frequências, basicamente:
- Very High Frequency – VHF (30 a 300 MHZ)
- Ultra High Frequency – UHF (300 MHZ a 3 GHZ)
Logo, a diferença está no alcance destas frequências, que são distintas em capacidade de transmissão em relevos planos ou com obstáculos.
Definida a frequência, os rádios comunicadores dividem-se entre analógicos e digitais.
Os que operam em modo analógico são considerados rádios comunicadores amadores. Não oferecem segurança de transmissão, uma vez que utilizam frequências baixas e canais abertos os quais podem ser acessados por qualquer pessoa. Normalmente, os modelos analógicos são para uso pessoal.
Já os rádios comunicadores digitais são mais robustos, com canais criptografados, envio de dados e maior durabilidade da bateria, que pode operar até 16 horas ininterruptas.
É comum que rádios comunicadores digitais (profissionais) operem tanto no modo analógico como digital. Porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem restringindo o uso de sinal analógico devido à padronização global do sistema digital.
Agora, quais são as vantagens específicas para a locação de rádio comunicadores para o seu restaurante? Vejamos.
Locação de rádio comunicadores para restaurantes
É muito fácil encontrar rádios comunicadores no varejo. Lojas como Americanas, Carrefour e Mercado Livre oferecem, dentro do seu marketplace, várias opções de walkie-talkies a preços acessíveis.
Porém, antes de adquirir um rádio comunicador, é preciso entender a fundo as suas funcionalidades e como este dispositivo pode ajudar a sua equipe de trabalho.
Hoje, existem uma gama de opções de rádios no mercado: aqueles com display multicolorido, com GPS integrado, teclado QWERTY, a prova d’água, enfim. Quanto mais tecnológico, obviamente que seu custo final é maior.
No ambiente profissional, a aquisição inicial de um kit de rádios comunicadores pode variar entre dois mil a oito mil reais. Com isso, a sua empresa fica responsável pela manutenção dos equipamentos, que podem falhar ou se tornarem inoperantes após certo período, além da depreciação inevitável.
No contrato de locação, você tem em mãos o kit de rádios comunicadores que melhor se adaptam ao seu nicho de negócios, no caso, o de restaurantes. Além disso, conta com todo o suporte de uma equipe especializada como é a da Ideal Rádios, que está de prontidão para todas as ocorrências.
Com a locação, o cliente não se preocupa com manutenção ou depreciação dos aparelhos: oferecemos os melhores disponíveis no mercado, pois trabalhamos com marcas globais e, em caso de falhas ou quebras, substituímos por dispositivos novos sem custo adicional.
Na Ideal Rádios, os contratos são flexíveis, podendo ser pontuais ou por período (entre 3 a 12 meses). O investimento inicial não é grande, o que oferece mais conforto ao seu fluxo de caixa.
Igualmente, a equipe do seu restaurante receberá capacitação para operar corretamente os rádios comunicadores, para que o serviço prestado aumente e fique mais ágil.
Os aparelhos da Ideal Rádios também são dotados pelo seu alto nível de conservação e operabilidade, o que os torna idênticos aos rádios adquiridos em lojas.
Se interessou? Agende hoje mesmo uma reunião com a nossa equipe de vendas e solicite um orçamento!