O rádio comunicador digital tornou-se item indispensável na rotina de qualquer corporação ao redor do mundo. Não somente, é praticamente impossível imaginarmos como seria o trabalho sem este pequeno aparelho, não é mesmo?
Inventado durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio comunicador auxiliou milhares de soldados, oferecendo comunicação direta em tempo real com os membros de sua equipe e seus comandantes.
Graças a esta praticidade, o rádio comunicador ganhou a atenção do mundo pelos benefícios em otimização que trazia para a época. Devido ao seu fácil manuseio, soldados conseguiam se antecipar perante os inimigos de combate, conquistando a vitória com maior velocidade.
Em suma, os rádios comunicadores são como telefones celulares, porém funcionam através de frequências de rádios (VHF e UHF), e não com o sinal da rede de telefonia móvel.
O aparelho é composto, normalmente, por botões de volume e PTT (Push-to-talk) nas laterais, e uma antena para captação de sinal. Ao pressionar o botão BBT, o usuário envia a mensagem por voz, que é transmitida e ouvida por outro usuário a quilômetros de distância em tempo real.
Muito simples, certo? E um dos motivos mais comuns para a adesão de rádios comunicadores na rotina de trabalho é que estes aparelhos são extremamente seguros e funcionamento estável, se comparados aos telefones celulares comuns. Além disso, dispensam a contratação de linha telefônica e pacote de dados para utilização.
Porém, a indústria de telecomunicações se aprimorou ao passar dos anos e, desde a sua concepção, os rádios comunicadores receberam inúmeros avanços tecnológicos dos mais variados tipos.
Dentre eles, está a migração para o ambiente digital. Neste post, você saberá mais sobre os rádios digitais e como pode alugá-los para a sua empresa. Vamos lá!
Rádio Comunicador Digital: tecnologia de ponta
O rádio comunicador digital possui características técnicas que o tornam muito superior aos rádios comunicadores analógicos. A começar pela segurança na transmissão de dados, uma vez que no ambiente digital, tudo é criptografado sem permitir a invasão de terceiros.
Basicamente, as suas características técnicas principais são:
- Possibilidade de transmissão de dados, imagens e vídeos por rede 4G
- Rastreamento via GPS (Global Positioning System)
- Telemetria
- Maior e melhor qualidade de transmissão de voz
- Maior alcance (mantéma voz clara e inteligível em qualquer ponto da área de cobertura)
- Maior capacidade (dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz)
- Mais usuários em um único canal
- Canais criptografados, que impedem invasão de usuários
- Maior durabilidade de bateria (40% a mais do que os rádios analógicos).
De praxe, a maioria dos rádios comunicadores digitais possuem a opção de migração para o analógico. Porém, é curioso lembrar que, neste sistema, não há segurança de transmissão de áudio e dados, possibilidade de invasão, menor duração da bateria, baixa qualidade de transmissão, interferências, dentre outros aspectos.
Exemplo interessante de rádio comunicador digital moderno é o Hytera POC PNC 380. Além de ser um walkie-talkie, também aceita rede de telefonia 2G, 3G e 4G.
Com isso, é possível transmitir uma imensa quantidade de dados, como imagens em alta resolução e vídeos ao vivo em tempo real, que podem ser úteis nas mais diversas situações e nichos de mercado.
Ainda, o rádio comunicador Hytera POC PNC 380 possui tela com display multicolorido e teclado QWERTY, o mesmo adotado nos famosos telefones Blackberry, facilitando o envio de mensagens de texto e de outros aplicativos de mensagem instantânea.
A duração da bateria do Hytera POC PNC 380 é de 4000 mAh, ou seja, similar aos smartphones atuais que podem encontrados no varejo. Isso lhe dá uma autonomia de praticamente 24 horas de uso ininterrupto, o que é ótimo para regiões remotas.
Locação de rádio comunicador digital
Existem vários modelos de rádio comunicador digital disponível no mercado, seja para aquisição ou locação. Porém, para escolher um bom aparelho, é preciso de muita pesquisa, informação disponível e compatibilidade com a sua necessidade.
O que precisamos tomar cuidado na hora de adquirir um kit de rádios comunicadores são os ônus que isso pode trazer a médio e longo prazo. Alguns acontecimentos serão inevitáveis, e convém alertar sobre como driblar essas ocorrências de modo que a sua empresa não desperdice dinheiro.
Ao comprar um kit de rádios comunicadores, eles automaticamente se tornam ativos de sua empresa. Logo, a sua equipe terá a responsabilidade de realizar toda a manutenção dos aparelhos, que estarão suscetíveis a falhas nos momentos mais importantes do trabalho.
Não somente, rádios comunicadores sofrem depreciação ao longo do tempo, pois a cada momento surgem novos modelos, com mais tecnologia e disponibilidade no mercado.
E, por fim, temos a questão do investimento inicial, que pode variar entre dois mil a 8 mil reais, causando um desgaste financeiro na sua empresa, dependendo do porte dela.
Na locação, toda essa parte fica com a empresa responsável pelos aparelhos, no caso a Ideal Rádios. Além do cliente não precisar se preocupar com depreciação dos aparelhos e a manutenção, também oferecemos outros benefícios.
No caso de falhas ou quebras, o aparelho é substituído por um novo imediatamente, sem custo adicional. A manutenção é toda nossa, também sem custos. Os aparelhos fornecidos para operação estão em perfeito estado de funcionamento.
Ainda, sua empresa recebe treinamento especializado para que sua equipe opere os rádios comunicadores corretamente para que o trabalho seja otimizado ao máximo.
Os contratos de locação podem ser para eventos pontuais, ou com tempo de duração estipulado (entre 3 meses a 1 ano). Com isso, o fluxo de caixa da sua empresa não será afetado, como é o caso da aquisição de produtos.
Se interessou? Entre em contato hoje mesmo conosco e agende uma reunião. Temos os melhores aparelhos do mercado global a disposição.